Empresas contam como lucraram com a mudança de suas gestões

Ganhadoras do prêmio MPE Brasil de competitividade para micro e pequenas empresas mostram as modificações na administração de seus empreendimentos e os resultados positivos obtidos

 

Categoria: Serviços de Saúde
A empresa Simpharma abriu as portas em 2004, na cidade de Arcoverde (PE), especializada na fabricação de produtos farmacêuticos manipulados. Três anos depois, decidiu ampliar as opções oferecidas aos clientes e passou a trabalhar com outras marcas, além de ampliar para o ramo da odontologia. Em 2007, começou a trabalhar com uma nova gestão de qualidade e em 12 meses todas as ações planejadas já estavam implementadas. A preocupação com a capacitação contínua dos funcionários tornou-se prioridade, assim como manter os conhecimentos técnico-científicos relacionados à manipulação sempre atualizados.

Em termos de infraestrutura, submetem todos os equipamentos à manutenção preventiva e corretiva. Na área de recursos humanos, passaram a valorizar mais os funcionários. “Quebramos a pirâmide hierárquica tradicional e adotamos ações para aproximação dos colaboradores”, afirma o diretor administrativo, Sérgio Franklin Santos Cordeiro. Como resultado, a empresa triplicou faturamento e inaugurou uma nova unidade, na cidade de Belo Jardim, também em Pernambuco.

Categoria: Serviços
A empresa Aprimor Consultoria, aberta em 1995, atua com gestão organizacional, incluindo a preparação para certificações ISO 9001, 14001 e OHSAS 18001, planejamento estratégico e organização administrativa. A gestão do empreendimento tenta ser focada na confiabilidade e na melhoria técnica constante. Para alcançar isso, a empresa certificou-se com a ISO 9001. Tentando também agregar valor à marca, buscou o reconhecimento da Abrinq como Empresa Amiga da Criança.

Entre as mudanças implementadas, o foco da gestão passou a ser na qualidade dos serviços prestados e em ações de melhorias implementadas com frequência. Como resultado houve um crescimento do faturamento e da confiabilidade, abertura de novos mercados e manutenção dos níveis de satisfação dos clientes. “Nesses anos de atuação percebemos que a gestão, corretamente conduzida, é uma condição para a continuidade e crescimento dos negócios”, afirma o diretor da Aprimor, Jodrian Soares Amorim de Freitas.

Categoria: Destaque de Boas Práticas e Responsabilidade Social
A Quinta da Estância Grande trabalha desde 1992 com turismo rural, ecológico e pedagógico, recebendo mais de 70 mil visitantes por ano. Em 2008 recebeu o Certificado de Neutralização de Carbono, tornando-se a primeira fazenda do segmento carbon-free do Brasil. O empreendimento possui uma série de iniciativas em busca da sustentabilidade socioambiental da área em que se localiza, na cidade de Viamão (RS), entre elas a preservação das matas nativas e ciliares e tratamento biológico de água para evitar contaminação do subsolo e lençóis freáticos, além de um projeto de resgate, valorização e aprendizado da cultura indígena.

A gestão pela qualidade foi implementada de acordo com o crescimento da empresa. Hoje, a Quinta da Estância Grande conta com diversas práticas, como a recepção de animais silvestres apreendidos em uma parceria com o Ibama e a Brigada Militar, o que aumentou em 30% a sua capacidade de recolher os animais. A receita do negócio também começou a crescer 20% ao ano com as constantes melhorias em gestão.

 

Fonte: Portal PEGN 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s