Aumento de Rentabilidade com DBM 2.0

Crescer e expandir os negócios é viável, mesmo quando parece uma tarefa impossível.
O Marketing Estratégico fornece ferramentas que tratam dos detalhes das operações, e extraem resultados líquidos e certos, baseados em fatos, números e muita estatística aplicada. O DBM 2.0, um novo conceito de Database Marketing, é a consolidação de tudo isso. – Otimização de recursos e amplificação de resultados, de forma prática, rápida e objetiva.

DBM, ou Database Marketing, não é comércio de mailing, como o mercado está acostumado a entender. DBM é o Marketing aplicado sobre os dados do cliente, da empresa e do mercado. É o trabalho desenvolvido com as informações que as empresas possuem sobre seus clientes, com a construção do relacionamento.
Isto não significa que o comércio de dados não agrega. Muito pelo contrário, é ele quem supre a necessidade de enriquecimento de dados, para a complementação das informações sobre os seus clientes, mas é apenas uma das ferramentas de busca de informações, não DBM genericamente falando.

– Mas o que é então o DBM?
O Database Marketing é um conceito de Marketing Direto, que agrega uma série de ferramentas e técnicas de análise de dados, estatísticas e processos de comunicação, cujos objetivos são, a comunicação efetiva e segmentada, gerando economia de recursos, a potencialização das vendas através de cálculos de propensão de compra de cada cliente para cada produto, e a potencialização da retenção e reativação de carteira, uma vez que é possível identificar e prever cancelamentos e os melhores momentos para retomada do contato, cliente por cliente.


Além dos objetivos práticos, através do Database Marketing é possível se determinar a rentabilidade que cada cliente traz à carteira, o custo de aquisição individual, o custo de retenção, o quanto pode ser gasto com comunicação e vendas para cada tipo de cliente, o potencial de vendas da carteira e o seu valor de mercado.

O Database Marketing usa informações históricas, armazenadas no CRM ou em bancos de dados na empresa, para analisar, entender e prever o comportamento de consumo de cada cliente.

– … E por que 2.0.
O DBM, pura e simplesmente, é uma ferramenta bastante teórica apesar dos objetivos práticos, que engloba técnicas de DataMining, Análises estatísticas e Preditivas.
Com o objetivo de tangibilizar os resultados do DBM, e transformá-los em números reais, a DeepMind desenvolveu o conceito do DBM 2.0, que engloba uma série de outras técnicas e ferramentas, dentre elas:

–    CRM (Customer Relationship Management)
–    DataMining
–    Análises Estatísticas e Preditivas
–    Pesquisa de Mercado;
–    BI (Business Intelligence)
–    Customer Knowledge
–    Customer Experience

A grande sacada do DBM 2.0 está justamente no uso conjunto de todas essas técnicas, com atenção especial ao Customer Knowledge e ao Customer Experience.
O Customer Knowledge é o ponto alto de toda a teoria utilizada pelo Database Marketing. O Conhecimento do Cliente, ou sobre o cliente, gera informações preciosas para o desenvolvimento de ações estratégicas, de marketing e de vendas, com a garantia dos resultados líquidos e certos. Afinal de contas, se você conhece exatamente o que seu cliente quer comprar, e nem mesmo ele sabe, vocês está sempre um passo a frente, preparando as ofertas dos produtos que ele ainda não procurou no mercado. O elemento surpresa!


O Customer Experience é a consolidação de todas as técnicas do DBM 2.0, utilizando a inteligência gerada pelo Customer Knowledge. Através dele é possível aprender com cada possibilidade de resposta de cada cliente para cada tipo de Ação. Efetivamente é o fechamento do ciclo teórico e do prático, através do qual são desenvolvidas alternativas para cada tipo de resultado das campanhas.


Os resultados obtidos através da aplicação do DBM 2.0 são agregadores e garantidos, uma vez que o mínimo que se consegue é justamente aumentar as vendas com redução dos investimentos em comunicação, o que já justifica atenção especial.
Em casos com maior amadurecimento das ações, sinergia, estudo e prática, não há limites para o que se pode conseguir

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