Conheça aplicativos para otimizar a memória RAM do seu computador

Se seu computador costuma ficar lento após algum tempo de uso, pode ser que a quantidade de memória instalada não esteja dando conta do recado. Mas antes de partir para o upgrade, que tal experimentar alguns aplicativos para otimizar a memória RAM do seu computador? O TechTudo preparou uma lista com as melhões soluções gratuitas do mercado.

Wise Memory Optimizer

O Wise Memory Optimizer consiste em um aplicativo bastante simples e fácil de usar. Com um simples clique, o programa finaliza processos inúteis e libera RAM para ser usada por outros programas. Ele possui a opção de realizar otimização automática quando o CPU está ocioso e suporte ao idioma português do Brasil. Outra vantagem do Wise Memory Optimizer é que não é necessário instalá-lo. Basta baixar, extrair e executar.

Wise Memory Optimizer (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Wise Memory Optimizer (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

RAMRush

O RAMRush também traz um pequeno indicador de memória utilizada e do processador, com o diferencial de exibir o histórico em forma de gráfico. A janelinha é exibida ao passar o cursor do mouse sobre o ícone do aplicativo na barra do sistema, mas é possível fazer com que a janela se sobreponha às outras e seja exibida sempre. Outro ponto forte do aplicativo é o atalho no teclado (Ctrl + Alt + O por padrão, mas pode ser alterado), que otimiza a memória RAM do computador quando pressionado.

RAMRush (Foto: Reprodução/Helito Bijora)RAMRush (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

CleanMem

O CleanMem funciona basicamente através dos comandos no menu de contexto no ícone que exibe logo ao lado do relógio. O aplicativo também conta com um pequeno e discreto indicador que monitora e detalha a quantidade de memória utilizada/livre. Tudo isso em tempo real.

CleanMem (Foto: Reprodução/Helito Bijora)CleanMem (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Extra RAM

Assim como o primeiro aplicativo, o Extra RAM possui uma interface bastante simples de usar. Dos poucos botões que compõem a tela principal, o primeiro serve para otimizar a memória RAM, seguido pelo botão que dá acesso às configurações do programa. Também há a possibilidade de minimizar o software para a bandeja do sistema, onde o Extra RAM pode funcionar normalmente sem atrapalhar seu trabalho.

Extra RAM (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Extra RAM (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Minimem

Embora possua uma interface ultrapassada, o Minimem é compatível com Windows 8 e cumpre sua função principal: melhorar a memória RAM do computador. Ao contrário dos outros aplicativos, ele permite que o usuário escolha quais processos otimizar. Dessa forma, você pode usá-lo sem medo de comprometer a performance de programas pesados que estão em execução no momento da otimização.

Minimem (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Minimem (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Embora tenhamos apresentado vários aplicativos para otimizar a memória RAM do computador, nosso objetivo é apenas mostrar a diversidade de soluções disponíveis. Não use todos ao mesmo tempo. Além de possuírem a mesma função e resultados similares, isso poderia sobrecarregar ainda mais a memória RAM do seu computador e trazer um efeito contrário ao esperado. Recomendamos que você teste cada um deles e eleja o seu favorito para usar no dia a dia.

 

Fonte: TechTudo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s