IBOPE revela hábitos de usuários de smartphone

O uso do celular, em especial os smartphones, vem crescendo de forma rápida e chamando a atenção de anunciantes. Pensando nisso, o IBOPE Media lança uma nova solução, o Mobile Report, que vai traçar, mensalmente, um perfil completo do usuário de smartphone e seus hábitos.

Em fevereiro, por exemplo, Redes Sociais foi a categoria mais acessada pelos respondentes da pesquisa.

1 Redes Sociais e/ou Comunicadores 78,8%
2 E-mail 75,9%
3 Notícias 57,9%
4 Músicas 47,4%
5 Entretenimento 43,8%

Em relação a quando o brasileiro mais utiliza a Internet pelo celular, a resposta mais citada foi “enquanto espero (trânsito, fila etc.)”, mas outras opções chamam a atenção:

Enquanto espero (trânsito, filas etc.) 60%
Antes de dormir 45%
Assim que acordo 29%
Enquanto assisto TV 23%
No banheiro 18%

Outro destaque é que 13% das pessoas declararam ter realizado alguma compra via mobile – um indicador de mudança de comportamento, pois, há dois ou três anos, as pessoas tinham medo de fazer compras até por meio de computadores tradicionais. Os valores gastos também supreendem:

Até R$ 30 15%
Até R$ 60 10%
Até R$ 100 18%
Até R$ 200 11%
Até R$ 300 9%
Mais de R$ 300 36%

Entre os que fizeram compras pelo smartphone, 19% adquiriram itens eletrônicos e 12%, eletrodomésticos. A compra de aplicativos, ingressos (cinemas, shows etc.) e moda, no entanto, foram os mais citados, com 37%, 27% e 22%, respectivamente.

Ainda com relação a compras, o smartphone também é usado para comparar preços: 53% dos participantes dizem que costumam fazer essa comparação quando estão em lojas físicas para checar os preços em lojas online.

Além de pesquisar hábitos, o estudo Mobile Report mostra quais equipamentos as pessoas estão usando. O sistema operacional Android é o mais comum, citado por 59% dos pesquisados, seguido pelo iOS, com 9%.

O estudo aponta ainda que os pesquisados prestam atenção nos anúncios que veem ao acessar a internet pelo smartphone. Em fevereiro, os cupons de desconto foram os que mais chamaram a atenção, com 40%, seguidos por promoção relâmpago (28%) e promoção de geolocalização (24%).

A pesquisa Mobile Report é baseada em um questionário estruturado e representativo do universo de usuários de smartphone. Aplicado mensalmente em um painel de internautas, conta com no mínimo 700 pessoas. Com isso, é possível acompanhar dados até hoje inéditos e analisá-los por sexo, idade, região e classe social.

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