Wikipedia troca MySQL por MariaDB

MariaDB

Um post de Asher Feldman, líder de projeto, anunciou que a Wikimedia Foundation migrou as edições em alemão e em inglês da Wikipedia, assim como o Wikidata, do MySQL 5.1 para o MariaDB 5.5 há alguns dias.

Por vários anos, a Wikipedia usou uma variante do MySQL customizada pelo Facebook em vez da versão original do MySQL. Fieldman disse que, apesar de a Wikipedia estar satisfeita com essa variação em vez da versão original da Orable, o MariaDB oferece recursos úteis, como um otimizador de queries melhorado e add-ons Percona, que por exemplo, fornecem a habilidade de salvar o buffer pool. Essa funcionalidade permite que um servidor recém iniciado leia o buffer diretamente, sem perder tempo preenchendo o pool antes.

Aparentemente, os desenvolvedores da Wikimedia descobriram incompatibilidades em seu próprio código, assim como dois bugs no MariaDB durante os testes de pré-migração. Segundo Feldman, a equipe do MariaDB foi muito rápida para oferecer soluções. Assim que os problemas foram resolvidos e o novo banco de dados foi executado de forma adequada em condições de benchmark, a equipe da Wikipedia testou o MariaDB em produção. Feldman notou que os tempos médios de resposta caíram de 15,4ms para 12,7ms.

Outro fator que contribuiu para a migração, disse Feldman, foi o fato de o MariaDB ser software livre. “Como apoiadores do movimento de software livre, a Wikimedia Foundation fortemente prefere projetos de software livre; isso inclui a preferência por projetos sem bases de código bifurcadas entre edições livres e voltadas para empresas”. A Oracle fornece uma edição de comunidade e uma para empresas do MySQL, e a versão para empresas agora inclui vários recursos que não existem na variante livre.

Todos os sites da Wikipedia devem ser migrados para o MariaDB no decorrer do próximo mês.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s