Veja as imagens de um helicóptero durante a caçada noturna a um líder do tráfico

Em 11 de maio de 2012, policiais civis sobrevoavam uma favela do Rio de Janeiro, a bordo de um helicóptero. O objetivo: caçar o “Matemático”, que comandava o tráfico de drogas em quatro favelas da Zona Oeste da cidade.

Veja como, em menos de dois minutos, os policiais conseguem atingir o traficante numa operação muito arriscada – e sem usar equipamentos individuais de visão noturna. As imagens foram exibidas pelo Fantástico.

O vídeo foi capturado pelo helicóptero, equipado com um sensor que detecta o calor de corpos e objetos. No entanto, os policiais não usavam equipamentos de visão noturna para atirar: eles contavam com as luzes do bairro, e com a visão da câmera.

Segundo o comandante Adonis Lopes de Oliveira, só isto bastava: “por conta da luminosidade, daquele lusco-fusco, não era escuridão total; a câmera era suficiente para fazer aquela operação”. Mas há quem discorde: “é um tiro sem qualidade, um tiro sem compromisso”, diz o consultor de segurança pública Diógenes Lucca.

O helicóptero observa a ação a cerca de 1000m de altitude; para os policiais efetuarem os disparos, ele desce a uma altura entre 20m e 40m. Segundo o comandante Adonis, primeiro foram disparados os tiros de advertência. Depois de ouvir tiros na direção deles – dois atingiram o helicóptero – os policiais começaram o ataque.

Como o helicóptero não poderia pousar e capturar o traficante, era preciso uma equipe de terra. Isso era responsabilidade da Polícia Militar, mas o blindado quebrou ao entrar na favela, depois que seus pneus foram atingidos por tiros – a PM teve que entrar a pé. Cinco horas depois, após uma troca de tiros, a PM encontrou o corpo do traficante, a três quilômetros do local da perseguição no vídeo.

Como a operação foi feita em um bairro residencial à noite, e até casas foram atingidas por tiros, o caso será investigado pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do RJ. Segundo a chefe da Polícia Civil do Rio, Martha Rocha, nenhum morador foi ferido na operação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s